24 de março de 2008

O crescimento da publicidade na internet


Recentemente, o projeto Inter-Meios divulgou dados sobre o crescimento da internet e da publicidade on-line no Brasil, referente ao ano de 2007. A pesquisa mostrou um aumento de 12,5% e 9%, respectivamente, em relação ao ano anterior. Isso me fez perceber o quanto os usuários estão confiando nesse novo tipo de mídia, além de imaginar o quanto esses números ainda crescerão, dentro de alguns anos.


É bom lembrar que boa parte do crescimento desse tipo de publicidade está relacionado ao redirecionamento dos investimentos: muitas empresas e agências estão apostando menos nas rádios, TV e revistas, para direcionar seus gastos em mídias da internet. É nesse contexto de explosão publicitária on-line que devemos prestar atenção em um processo pouco conhecido no nosso país, mas que está se tornando cada vez mais importante: o Ad Operations.


Ad Operations


Esse processo nada mais é que a operacionalização dos anúncios publicitários, ou seja, toda a parte técnica que ocorre após a criação da propaganda, como por exemplo a adequação do anúncio à mídia, a reserva de espaço nos veículos, o controle total das publicações e a elaboração de um relatório detalhado durante todo o período das operações. Geralmente, esse processo é executado por agências publicitárias ou pelos próprios portais, porém, sinto que devido ao aumento da demanda das campanhas on-line, será muito difícil criar anúncios e gerenciá-los do início ao fim da sua hospedagem no servidor.


Novos Rumos


Muitos diretores de marketing já perceberam a dificuldade desse gerenciamento e estão em busca de novas alternativas para atenderem a essa demanda. Entre as opções existentes, está a contratação de empresas especializadas no processo de Ad Operations, que trabalham na parte operacional, enquanto as agências podem focar toda a sua equipe na fase de criação do anúncio.



O crescimento da publicidade on-line no país e a necessidade de contratação de empresas especializadas nas operações dos anúncios estão muito evidentes. Porém, oferta de profissionais capacitados para atender essa demanda é muito duvidosa, tendo em vista a falta de conhecimento desse processo e a já conhecida escassez de especialistas em TI.



Fonte: Image Press - Assessoria de Imprensa


Souza, Dominic de


Dominic de Souza é Country Manager da DQ&A, empresa especializada em Ad Operations.

Nenhum comentário: