24 de março de 2008

DQ&A: holandeses invadem publicidade online brasileira








20/03/2008 14:13

A multinacional holandesa de publicidade online DQ&A conseguiu um feito inusitado: há dois anos operando a partir do Brasil, a companhia só agora estréia no mercado local.

É que em 2006 e 2007 a unidade nacional – instalada aqui principalmente pela redução de custos com mão-de-obra – atendeu somente a um contrato mundial, o MSN. Agora, a empresa anuncia a consolidação da marca no país. E já entra no jogo chutando para o gol: até dezembro, o faturamento deverá fechar em pelo menos R$ 1,5 milhão.

Com sete escritórios instalados no mundo, a DQ&A decidiu concentrar suas operações americanas somente no Brasil. Nem os Estados Unidos – que, segundo previsões de especialistas, movimentarão US$ 62,4 bilhões em publicidade online até 2012 - possuem filial. Em breve, os clientes deste país serão atendidos a partir de São Paulo, onde a empresa mantém sua operação brasileira.
“O mercado brasileiro nos chama a atenção não só pela mão-de-obra qualificada e mais barata do que em outros países, mas também porque o consumidor local é ávido por novidades, se mostra muito interessado em tecnologia e não tem medo algum de experimentar novas tendências, produtos e serviços”, explica o country manager da DQ&A no país, Dominic de Souza.

Para crescer no Brasil, os planos da companhia holandesa envolvem a expansão da equipe. Hoje, são 12 funcionários, mas até junho deverão ser pelo menos 30. “Traremos alguns colaboradores da Holanda e Alemanha, mas também abriremos processo de seleção aqui”, conta Souza. O recrutamento será feito pela agência Catho Online e será voltado a profissionais bilíngües (inglês, francês, holandês, espanhol, alemão) com conhecimentos em Marketing e familiaridade com softwares utilizados na área de publicidade e web.

O portfólio da DQ&A tem como carro-chefe os serviços de Ad Operations, ou seja, a adequação de peças de publicidade aos veículos de Internet, o que também passa pela reserva de espaço nos sites-alvo, controle da publicação e monitoramento de resultados.

A guerra das agências

Para Souza, este é um mercado ainda inexplorado, ou muito pouco, no país. “No Brasil, o procedimento de ad operation é, muitas vezes, feito por agências tradicionais ou pelos próprios veículos, que nem sempre são qualificados para isso”, comenta.

Na avaliação do country manager, a publicidade tradicional e a online não precisam se confrontar. “Os conceitos, a forma de fazer negócios, nada disso muda de um modelo para outro. O que muda é a apresentação do produto, a logística, as ferramentas para fazer e entregar as peças. O ideal seria uma integração entre estes mercados, o que geraria crescimento para ambos, mas por enquanto não se tem isso. Hoje ainda se vive uma guerra”, declara.

Mais sobre a empresa

A DQ&A atua no mercado mundial de publicidade online desde 2001, atendendo a clientes de grande porte como MSN, AOL e IDG, entre outros. A empresa tem sede na Holanda e presença na Alemanha, África do Sul, Suécia e Brasil.

Nenhum comentário: