14 de março de 2008

Ad Operations e o crescimento da publicidade online



*Dominic de Souza

Recentemente, o projeto Inter-Meios divulgou dados sobre o crescimento da internet e da publicidade online no Brasil, referente ao ano de 2007. A pesquisa mostrou um aumento de 12,5% e 9%, respectivamente, em relação ao ano anterior. Isso me fez perceber o quanto os usuários estão confiando nesse novo tipo de mídia, além de imaginar o quanto esses números ainda crescerão, dentro de alguns anos.


É bom lembrar que boa parte do crescimento desse tipo de publicidade está relacionado ao redirecionamento dos investimentos: muitas empresas e agências estão apostando menos nas rádios, TV e revistas, para direcionar seus gastos em mídias da internet. É nesse contexto de explosão publicitária online que devemos prestar atenção em um processo pouco conhecido no nosso país, mas que está se tornando cada vez mais importante: o Ad Operations.

Ad Operations
Esse processo nada mais é que a operacionalização dos anúncios publicitários, ou seja, toda a parte técnica que ocorre após a criação da propaganda, como por exemplo a adequação do anúncio à mídia, a reserva de espaço nos veículos, o controle total das publicações e a elaboração de um relatório detalhado durante o todo o período das operações. Geralmente, esse processo é executado por agências publicitárias ou pelos próprios portais, porém, sinto que devido ao aumento da demanda das campanhas online, será muito difícil criar anúncios e gerenciá-los do início ao fim da sua hospedagem no servidor.
Novos Rumos
Muitos diretores de marketing já perceberam a dificuldade desse gerenciamento e estão em busca de novas alternativas para atenderem a essa demanda. Entre as opções existentes, está a contratação de empresas especializadas no processo de Ad Operations, que trabalham na parte operacional, enquanto as agências podem focar toda a sua equipe na fase de criação do anúncio.
ROI
Além desse novo enfoque, outro fator que está motivando os profissionais a encontrar novas soluções é o ROI (Return on investiment), uma técnica que ajuda a compreender os benefícios que sua empresa terá com a aquisição de determinada tecnologia, ou seja, quanto tempo a empresa levará para auferir lucro de seus investimentos tecnológicos. E, no caso das aplicações em Ad Operations, há um retorno financeiro estável, além da redução nos custos e aumento na lucratividade tanto na área de TI, quanto no marketing. Contudo, quem considera isso um gasto desnecessário, acaba deslocando funcionários de setores importantes na empresa para executar uma tarefa que muitas vezes nem imaginam como proceder.
Desse modo, o crescimento da publicidade online no país e a necessidade de contratação de empresas especializadas nas operações dos anúncios estão muito evidentes. Porém, oferta de profissionais capacitados para atender essa demanda é muito duvidosa, tendo em vista a falta de conhecimento desse processo e a já conhecida escassez de especialistas em TI, sem contar que contratar uma empresa especializada nesse processo não deveria ser algo encarado como um gasto extra, já que é um investimento seguro,igual ao realizado na de escritórios de contabilidade.

*Dominic de Souza é Country Manager da DQ&A, multinacional holandesa especializada em Ad Operations.


















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