16 de abril de 2008

Internet cresce com consolidação da Lei Cidade Limpa


Redação Portal IMPRENSA


Com o fim de outdoors e placas de tamanhos maiores que os aceitáveis pela Lei Cidade Limpa, que entrou em vigor no início do ano passado, muitos executivos e agências de São Paulo tiveram que redirecionar seus investimentos voltados a esse tipo de mídia.


Assim que a lei entrou em vigor, uma das soluções encontradas foi a migração para as mídias online, numa tentativa de substituir, de forma barata e abrangente, as propagandas de rua. Logo no início, poucos executivos acreditavam na consolidação da lei, e a substituição foi ocorrendo aos poucos.


Agora, à medida que a internet se firma como a mídia mais impactante no ambiente de trabalho - local em que as pessoas passam a maior parte do dia - o investimento na publicidade online cresce. Segundo dados recentes do instituto Kelsey Group, a internet terá um crescimento anual de 2,7% até 2012.


Mesmo sendo um veículo muito abrangente, os investimentos caminham em passos pequenos. Nos Estados Unidos, por exemplo, esse setor engloba apenas de 10% a 15% dos gastos totais com publicidade. Em São Paulo, com a consolidação da lei, a migração entre as mídias na cidade ocorreu de forma mais rápida que o restante do país.


Vale ressaltar que a lei coincidiu como crescimento de 46% que a internet apresentou na cidade no ano de 2007, segundo o Instituto de Pesquisa Inter-meios. Esse fator que reforça a hipótese de que, mesmo que essa lei seja revogada, poucos devem voltar a investir nas ruas.


De acordo com Dominic de Souza, Country Manager da DQ&A, multinacional especializada em Ad Operations, ainda não se pode afirmar que o crescimento da publicidade online em portais da cidade de São Paulo, no ano passado, é fruto do redirecionamento dos investimentos que antes eram feitos na rua.


Porém, ao completar um ano, as intenções dessa lei se consolidaram. "Acredito que quem antes apostava na rua, ao sobrar um dinheiro, direcionou seus negócios para outras mídias, e o foco principal foi a internet", afirmou o especialista na operacionalização da publicidade online.


Souza vê o futuro desse novo investimento com bons olhos: "Apesar de exigir um gasto mais elevado que as mídias tradicionais, a internet proporciona anúncios de maior qualidade e também gera novos empregos no setor de TI".


Hoje, os profissionais da área percebem que a lei Cidade Limpa veio para ficar. Apesar da pequena participação na publicidade atualmente, a internet recebe um investimento maciço, sobretudo de empresas que apostavam suas fichas em mídias de rua, acompanhando o crescimento dos usuários e a criação de novos domínios.

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