8 de julho de 2008

Comentários Webinsider


5 pessoas comentaram o artigo "O que falta para os negócios online decolarem"

Vinicius Barbizani Data: 01/07/2008 às 4:18 pm

Olá Dominic, Muito legal o texto, é interessante sabermos da realidade da maioria das empresas brasileiras de e-commerce.

Realmente o brasileiro tem pesquisado muito mais do que efetuado compras, mas acredito que isso se deve ao fato de que além da cautela do brasileiro sobre uma prática ainda não muito conhecida, a cultura Brasileira é mais calorosa e, espera uma atenção do vendedor, como você mesmo disse. Por isso ainda muita gente compra em Shoppings, o que não vai deixar de existir, mas com o tempo as pessoas vão passar a consumir tanto no ambiente físico quanto no virtual. Porém a própria web interativa é o segredo dessa questão. As pessoas interagindo dentro de fóruns, blogs e comunidades fazem com que essa “frieza” da internet seja quebrada. E ai os vendedores, ou quem esta prestando o serviço de venda pode interagir diretamente com os consumidores. Essas relações consumidores – vendedores gera maior confiança por parte dos internautas.

Falando de segurança, acredito que as empresas de ponta estão perdendo esse receio das reais intenções dos potenciais clientes e dando voz a eles, as companhias estão notando o poder do consumidor. A partir disso fica óbvia a necessidade das empresas em revisar suas interfaces e suas tecnologias, para oferecer um serviço seguro e profissional aos clientes. Uma maneira de identificar essa preocupação talvez seja observar o quanto uma empresa cria mecanismos de interatividade e da chance aos consumidores de participarem de decisões da companhia.

Hoje o conceito de interatividade e colaboração na web têm sido fundamentais para as mudanças no pensamento das pessoas, opiniões em blogs, informações em páginas oficiais, a imprensa online, os comentários e resenhas de consumidores sobre produtos, entre outros exemplos têm sido fundamentais para uma nova cultura de compra online, que gera e impulsiona um crescimento do setor e, cada vez mais uma maior interação e aprendizado para os envolvidos. Naturalmente esses movimentos tornam os processos na web mais baratos e adaptáveis, em parte é a resultabilidade que o Douglas falou no webinsider.

Acredito que o Brasil e os brasileiros estão propensos a esse movimento de crescimento devido, como você disse, a flexibilidade e a abertura a novas idéias que vemos hoje em empresários e em consumidores.

Por isso a inteligência coletiva tem sido um conceito inevitável na internet. A mudança para uma nova sociedade parte das empresas, mas principalmente dos consumidores, que estão unidos. Apostar na união do consumidor é justamente o que o Compra3 tem feito hoje. A empresa é um sistema de compra coletiva e esta criando um espaço onde as pessoas interagem dentro do grupo de compra, as lojas podem interagir com os consumidores, os fabricantes também, as pessoas podem contribuir com resenhas de produtos e serviços, etc. Esse é o futuro do e-commerce, é um modelo de negócios onde o poder do consumidor em rede é a força motriz dos negócios.

Abraços


Camilo Oliveira Data: 02/07/2008 às 12:19 pm

Acho que a tendência é crescer a compra online, mas a internet não oferece a possibilidade de você conseguir um desconto na hora, como fazemos nas lojas dos shoppings, por exemplo. Outra vantagem é a de sair com o produto na mão, enquanto em compras online demora pelo menos um dia útil, o que faz com que uma compra na tarde da 6ª feira só chegue na 2ª feira - 3 dias de espera.

Não acredito que tudo irá se inverter, mas que haverá um equilíbrio com a abertura de uma opção “nova” (considerando novidade para as pessoas que ainda não usam a internet).

Um fator que reduz a confiabilidade em lojas online brasileiras é a de que você não pode fazer críticas negativas, diferentemente do que ocorre na Amazon. É preciso evoluir nesse ponto, já que se não é possível criticar o produto no site da loja, elas serão feitas em outros lugares, estarão em algum lugar.

Valéria Santos Data: 02/07/2008 às 4:16 pm


Atividade: Analista de inteligência
Cidade: são paulo

Olá Dominic,em relação a segurança, alguns sites já são certificados, ou seja, uma empresa com credibilidade atesta que aquele e-commerce existe e que opera com padrões exigidos pelo mercado.Vale comentar este tipo de modelo que já existe na América Latina.

Abraços
Valéria

Rafael Bandeira Data: 02/07/2008 às 10:56 pm

Atividade: Analista de Sistemas
Cidade: Belo Horizonte

Achei o artigo legal mas ao mesmo tempo muito simples e repetitivo. Quase “chover no molhado”! Esses tópicos destacados são analisados desde que o mundo é mundo (virtual). Todos esse problemas são mais culturais.. a cultura digital chegou mais tarde no Brasil e consequentemente o e-commerce também. Acho que esses fatores serão menos “problemáticos” com a inclusão digital, popularização da banda larga, celulares 3G e etc..

As campanhas publicitárias até podem arriscar algumas técnicas de mkt para incentivar e aquecer o mercado.. mas como um aditivo apenas. A cultura em si.. só o tempo.

De qualquer forma parabéns pelo artigo.

[]´s

Paulo Ignácio Data: 03/07/2008 às 2:57 pm

Atividade: Internet Marketing
Cidade: Rio de Janeiro

Olá Dominic,

Muito bom o artigo.

Gostaria de acrescentar mais dois fatores críticos para o sucesso do e-commerce:

1) Falta de planejamento de marketing: a maioria dos sites é passivo. Em vendas, os consumidores têm que ser lembrados constantemente sobre as ofertas. A maioria das pessoas compra apenas por causa do “incentivo” do vendedor. É assim no mundo real e também no virtual.

2) O segundo é a estrutura do processo de pos-venda. Comprar um produto é muito facil. Trocar já passa a ser um grande tormento. Isso inibe demais o aumento de transações. As grandes empresas continuam colocando gente despreparada e sem autonomia de decisão na linha de frente com os clientes. E isso é um pesadelo para todos nós.

É isso, os itens que vocês destacou, somados a estes dois, podem ajudar em muito o crescimento do e-commerce no brasil.

Grande abraço,
Paulo Ignácio

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